Volta às Aulas: As Escolas da Minha História

Acabou o carnaval, então como dizem, o ano agora realmente começou....rsrsr
E vamos de volta às aulas!!!!

As aulas da Bibi começaram no final de Janeiro, como de muitas crianças, mas também tem as aulas que começaram hoje...
Quem gosta de ir para a escola aí??? Como dizia minha Mãe quando éramos criança, não tem querer, tem que ir!! rsrsr

Primeiro dia de aula - 2016

Bibi adoooora ir para a escola, começou a estudar com 1 aninho para ajudar nas estimulações. No início pareceu tudo fácil, ela ainda era novinha, mas no segundo ano na escola de renome aqui onde moramos, descobrimos que nossa Princesa estava sendo EXCLUÍDA. Tão novinha e já passando por tudo isso, me doeu. Descobrirmos através de uma funcionária da escola que vendo tudo aquilo não se aguentou e veio nos alertar.
A Bibi era excluída das atividades com as outras crianças, ficava só em um cantinho da sala sozinha brincando, não ajudavam na hora do lanche...chorei de raiva, me perguntava como as pessoas poderiam ser assim, agir dessa maneira, excluir uma criança?!
Fomos à escola e conversamos com a dona que queria nos fazer acreditar que isso nunca havia acontecido, foi quando pedimos as filmagens e ela com várias desculpas esfarrapadas, sem contar as palavras de uma pessoa despreparada e sem nenhuma vontade de se adaptar, de incluir, que quase que agradeceu por estarmos tirando a Bibi da escola. Lugar preconceituoso, sem preparo, só é nome, não indico para ninguém, por que se não respeita um, não respeita nenhum.

Bibi foi para uma Creche por um tempo e depois chegou o momento de ir para uma escola novamente e foi quando começou a procura, que não foi fácil, as escolas marcavam várias reuniões, outras já diziam na hora que não aceitavam, ouvimos vários nãos, pois não estavam preparadas (triste realidade), ate que encontramos uma que a recebeu muito bem, nos emocionou ao incluir-la nos eventos da escola, Bibi teve formatura (chorei muitooooo), só que quando fui renovar a matrícula, veio à decepção, pois queriam cobrar taxas extras, até da rampa que foi feita para a Bibi passar livremente com sua cadeira de rodas (Oi??? cobrar acessibilidade, como assim??? Só rindo para não chorar com esse tipo de coisa). Foi quando a Psicopedagoga da Bibi na época, sugeriu que ela fosse estudar em uma escola da rede pública, nos convenceu ao dizer que ela teria a real inclusão, um plano de atendimento, método e técnicas pedagógicas adaptadas, além das terapias, que sempre pagamos particular, ela teria atendimentos gratuitos pelo NAPE, estudando na escola pública. Ela iniciou em 2013, fiquei super empolgada nas primeiras reuniões, da montagem do cronograma, das adaptações curriculares, uma turminha que recebeu muito bem a Bibi...estava tudo ótimo, até que começamos a questionar que nada saiu do papel, questionar coisas erradas que nós vimos não só com a Bibi, entre muitas outras coisas que não aprovamos. E as terapias? Só chateações!(assunto para outro post)

Formatura da Bibi - 2012

Terminou o ano letivo de 2014 e decidi mudar a Bibi da escola, certa que dessa vez encontraria a escola disposta a viver a real inclusão e que a minha Filha se adaptaria.
Não precisei sair de escola em escola perguntando se aceitariam ou não minha Princesa, se era inclusiva ou não, fui direto na escola que eu e meu marido havíamos estudado e Graças a Deus lá encontrei o conforto (sem acomodar) que precisava.
Foram três reuniões para colocarmos todos os pingos nos is, falar todos os nossos interesses, ideias, expectativas e realidade e o que eu mais gostei é que a escola foi super sincera em falar que estava disposta a aprender junto com a minha Bibi e assim foi, toda a escola a recebeu de braços abertos e muito carinho e isso é muito gratificante. E a proximidade da Família com a escola, essa união, essa troca é muito importante.

Primeiro dia de aula - Turminha de 2015

A primeira estrela a gente nunca esquece - 2015

Dia do Índio - Turminha de 2015

Apresentação na Escola - Turminha de 2015


Bibi esse ano foi para o primeiro ano do ensino fundamental, que requer mais atenção. Foi feito uma reunião antes do inicio do ano letivo, para esclarecer algumas dúvidas e falar como vai ser essa nova fase para a Bibi e para mim também, pois é a primeira vez que vamos ter matérias separadas, vários livros, caderno, grade horaria para seguir....

Aí me perguntaram em uma dessas entrevistas assim...

Como vai ser a Bibi no primeiro ano do ensino fundamental? Quais são as suas expectativas?
Bom...eu realmente não sei como vai ser o aprendizado dela esse ano, só sei que vou fazer de tudo para ela aprender muuuito do que ela for capaz de aprender. Não vou criar expectativas além do que eu posso pedir para ela e nem além das limitações dela, o que sei é que estou muito Feliz com essa nova fase e espero, que independente de lei, a escola cumpra com as suas responsabilidades, se capacite para prestar os serviços com excelência também para os alunos especiais, continue a querer realmente viver a INCLUSÃO e a ACESSIBILIDADE.
Que a Bibi abra as portas para muitas outras crianças Especiais. Estou Feliz e se na frente eu ver que não está sendo bom para ela, a gente procura outra, mas eu realmente espero que tenha encontrado o melhor para a minha Princesa.

Primeiro dia de aula 2016 - Bibi e Tia Ju

Primeiro dia de aula - 2016

Esse ano de 2016 entrou em vigor Estatuto da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de garantir a Inclusão
Sugiro que quem ainda não leu, que leia!!! Fiquem atentos aos seus direitos, aos direitos de seus Filhos. Eu sempre cobrei todos os direitos da minha Filha, chego ate a ser chata, mas claro que agora com a lei, tudo fica mais fácil...assim espero!!!

É DIREITO DO ALUNO ESPECIAL:

* Um MEDIADOR, professor assistente apto, para estar na sala de aula ajudando e ensinando o que for explicado pelo professor.
* Um profissional em língua Brasileira de sinais, LIBRAS. Vamos seguir exemplos de outros Países. Em Londres, por exemplo, que ATÉ os desenhos, programas infantis são inclusivos, usam a linguagem de sinais. Libra para todos!!!!
* É PROIBIDO cobrança de taxas extras
* ACESSIBILIDADE
* INCLUSÃO

Citei alguns, mas não deixem de ler o Estatuto, tem o link logo acima.

Mas agora me digam....Como foi a Volta às Aulas  dos seus Filhos??
Estão satisfeitos com a Escola??
Quais as dificuldades que encontraram/passaram???
Queremos saber um pouco da história de vocês também!!
Contem-nos tudoooo



4 comentários:

  1. Oi boa noite! Que bom que agora deu certo né, tomara que continue assim também! Minha tem catorze anos e iniciou o 9.ano, minha vida! É a melhor coisa do mundo, mas dá um medo as vezes sabe...meu bebê cresceu...rsrs...depois te mando uma foto dela! Bjo pra vocês!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...Boa Noite!!
      Sim...estou feliz por tudo está caminhado do jeito que eu quero, claro que a lei agora vai nos fortalecer mais, vai ajudar nos direitos dos nossos Filhos.

      Qual o nome da sua Princesa, Marcia Elisa?? Queremos sim ver fotos dela, conhecer melhor vocês!

      Quanto ao medo...É por ela já está ficando uma moça? Pois é...nossos bebês estão crescendo, lindas moças! ! Confesso que meu medo é como vai ser quando ela ficar mocinha, menstruar, dor, cólica. ..fico pedindo para acontecer igual foi comigo, lá pelos 14 anos...É...nossas filhas não são mais bebês...rsrs

      Beijoks para vocês e parabéns!! Espero ver minha Filha passando de ano com muito aprendizado.

      Excluir
  2. Ai eu acho um absurdo quando a escola não tem acessibilidade, estudei em uma que tinha elevador, mas vivia quebrado! Enfim, espero que dê tudo certo para sua filha!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você. Toda escola tem que ser acessível, mas é uma pena não ser assim, né?!? Veja o caso do elevador da sua antiga escola, né?! Tem acessibilidade e nem sempre é realmente acessível...triste

      Sim...vai dar tudo certo!!
      Obrigada!!!!
      Beijoks

      Excluir

De carona com a Bibi. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design