Planejando A Viagem Com Crianças Com Necessidades Especiais

Já decidiu para onde vocês vão querer ir??
Nós já decidimos!!

Estamos de viagem marcada para o lugar que amamos ir...alguém adivinha??

Siiiimmm...Londres, mas com uma paradinha de 2 dias em Amsterdam e depois seguimos para a casa do Tio Martin e da Tia Lele, que já estão contando os dias e nós também!!

Para sair uma viagem perfeita, temos que planejar, sempre pensando no melhor para os nossos filhos com necessidades especiais, pois não queremos somente viajar, queremos aproveitar muito cada momento.

Todas as vezes que decidimos viajar, eu pego uma caneta e um papel (na verdade eu saio anotando em vário, pois vou sempre lembrando de algo e as vezes não estou em casa para anotar. e acabo ficando com vários papeizinhos, que depois passo tudo a limpo para o papel oficial..rsrs) para anotar tudo que vou precisar fazer antes, durante e na viagem, afinal, somos uma família de necessidades especiais e não podemos simplesmente pular no avião e ir.

A Bibi viaja desde que tinha meses e sempre gostou de passear, nunca foi difícil para nós também, porem quando fizemos nossa primeira viagem internacional, viagem longa, ela estranhou ter que dormir na poltrona sozinha e não quis dormir assim, ficando no meu colo durante todo o período que dormiu (fiquei sem sentir direito o braço e com dor uns três dias...kkkkk), já na segunda vez, foi super tranquilo, já não dormiu no meu colo, mas se esticou toda para dormir, ocupando as três poltronas, ficando com as pernas no colo da minha Mãe e cabecinha no meu colo, quando eu não ficava em pé esticando as pernas e dando mais conforto para ela dormir. E gente...colocando o cinto de segurança sempreeee, pois turbulências acontecem e as vezes pode machucar e segurança é primordial.

Mas voltando ao planejamento
O que eu queria dizer é que a Bibi viaja desde novinha e essa é a segunda vez que utilizamos o desconto que as companhias aéreas oferecem para acompanhantes de passageiros com necessidades especiais

Vocês sabiam que todas as Companhias Aéreas oferecem um desconto de 80%  (exceto a Gol, que oferece 100% )???

Pois é...no nosso caso, a Bibi paga o valor integral da passagem, com o desconto oferecido normalmente para qualquer criança da idade dela e a minha passagem teve o desconto de 80% mais as taxas.
Basicamente, esse é o primeiro passo do nosso planejamento, após decidir para onde e quando vai viajar.
Para você obter esse desconto, o processo não é tão difícil e cada empresa tem seus requisitos, mas que não diferem muito uma das outras.

Então vamos lá, que vou te ajudar com esse meu passo a passo.

Primeiro Passo:

  • Escolher a Companhia Aérea que deseja viajarEu pesquisei todas, pois sempre procuro voos menos demorados, preferencialmente direto, dessa vez que decidimos passar em Amsterdam.
  • Solicitar o MEDIF/ FREMEC e o E-mail para envio - Algumas empresas pedem somente o atestado ou laudo e outras só o MEDIF, como também tem outras, como a TAP que pede o atestado/laudo para depois enviar o MEDIF para ser preenchido. Alguns sites de companhias aéreas já tem o MEDIF para impressão. Na KLM/AirFrance é FREMEC
  • Fazer as Reservas - Coloquei separado, pois algumas empresas não fazem as reservas antes do envio dos documentos. Se você for de LATAM, você pode imprimir o MEDIF no site, enviar para o e-mail que lá se encontra e já comprar as passagens, EXCETO a de quem vai obter o desconto. Assim, não paga as taxas de emissão por cada passagem, mas se for só a criança e o acompanhante, só mesmo pelo telefone.

Segundo Passo:

  • Ir ao seu Médico para preencher o MEDIF/FREMEC - Não deixe de pedir o laudo/atestado contendo o diagnóstico e o nome do seu acompanhante, é sempre bom prevenir. Eu já aproveito uma receitas com todos os remédios que eu possa precisar(de gripe, febre, alergia, prisão de ventre), pois eu levo tudo isso na mala e se caso questionarem, eu tenho a receita...vai saber, né?! rsrs
  • Enviar o e-mail - eu enviei para as empresas que eu tinha interesse em ir, a que melhor ficou o valor, foi a que eu fechei. A primeira vez que fomos utilizando o desconto, foi na TAM e dessa vez vamos de KLM e AirFrance.
  • Aguardar!! - eu sou muito ansiosa, quero resolver tudo muito rápido. Algumas empresas te respondem em até 24/48 horas, na KLM/Airfrance, pude comprar em 15 minutos após o envio do FREMEC, agora se quisesse ir de TAP, estaria esperando deitada, por que até hoje nada, olha que enviei no dia 15 de março.
Terceiro Passo:
  • Recebeu o e-mail da companhia aérea concedendo o desconto, então é só ligar e comprar as passagens!!! - Eu como enviei para as que mais me agradou, escolhi a que saiu com um melhor preço e paradas rápidas. Como não tem nenhum voo direto de Brasília para Londres (se eu estiver errada me corrijam), quanto mais rápido for as conexões melhor. Essa vai ser a primeira vez que não vamos direto, digo direto do Brasil (São Paulo ou Rio de Janeiro que já saímos) para Londres, será nosso primeiro StopOver (parada na cidade de conexão para conhecer o lugar - voluntária). Para eles, não acho legal fazer muitas paradas, sei que até sai mais em conta, mas é estressante e cansativo, a não ser que seja o StopOver


Agora olha que legal...
Uma vez enviado o MEDIF/FREMEC (LATAM, KLM e AirFrance - esqueci de perguntar nas outras companhias aéreas), você não preencher novamente esses documentos nas próximas viagens, porém sugiro guardar esses documentos para as próximas viagens, já que eles são solicitados no check-in.


Bom...Espero ter ajudado, pois sabemos que muitas pessoas não tem acesso a essa informação.
Que puder compartilhar eu agradeço e quem fizer o uso do desconto após obter as minhas dicas, nos conte aqui como foi, para onde vai...conte-nos tudoooo, pois também ficarei muito feliz com essa troca

Beijoks


Um comentário:

  1. O post ficou bem explicativo. Tenho certeza que ajudará muita gente! Não vejo a hora de ter vcs aqui! Beijokss

    ResponderExcluir

De carona com a Bibi. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design