O Diagnóstico - Por Letícia Tomsik

Olá leitores desse blog que admiro tanto. Primeiro porque a blogueira, Bibi, é o grande amor da minha vida, minha sobrinha linda que me enche de orgulho. Segundo, porque a assessora da blogueira, Nanny, é a minha irmã que me inspira. E terceiro, porque essa é mais uma oportunidade de falar sobre o assunto que adoro, Psicologia Infantil.
    Eu também tenho um blog onde falo sobre infância e relacionamento Pais e Filhos. Em um dos posts eu mencionei as frustrações que podem estar presente na maternidade. Uma dessas frustrações é quando a criança não se desenvolve como o esperado. Saber que o filho tem alguma necessidade especial não é nada fácil. Choque, raiva, culpa…esses são alguns dos sentimentos que podem estar presentes durante e após o diagnóstico.
     Quando se descobre a gravidez é mais que normal idealizar a criança: seu jeito de ser, os primeiros passos, as primeiras palavras e até mesmo, sua carreira, casamento, etc. Claro que a vida do filho real é sempre diferente da do idealizado. Mas, quando essa diferença é muito grande o sentimento de frustração se assemelha muito a um luto: ao saber da possibilidade de um filho com necessidade especial há a negação onde os pais não são capazes de acreditarem que isso é possível e eu acredito que é aí que começa a busca incessante por um médico que diga que era tudo um engano e que está tudo bem.
    Depois, Vem a raiva com aquele pensamento de “porque eu?” seguido da negociação, na maioria das vezes com Deus, sob forma de promessas e sacrifícios. Em seguida tem a depressão que acontece quando tem-se a consciência de que tudo o que está acontecendo é real e inevitável. Assim, vem a tona que todos os sonhos e planos projetados pro filho idealizado não irão se realizar.
     Finalmente, ocorre a aceitação onde a situação é analisada com serenidade e é possível encontrar maneiras práticas de conviver com as limitações da melhor maneira possível. É claro que não tem um prazo de duração de cada fase e geralmente a transição da fase de depressão pra de aceitação leva mais tempo. Então, caso você tenha tido o diagnóstico de que seu filho tenha necessidades especiais saiba que é absolutamente normal sentir-se em meio a uma tempestade de sentimentos. O que fazer?! Dar tempo ao tempo. E claro, procurar apoio. É bom saber que não está sozinha e que não é só com você que isso acontece. E o mais importante, é bom saber que o filho real te encherá de orgulho, felicidade e amor do jeitinho dele.
   Compartilhe conosco suas experiências nos comentários e até o próximo post.

Fonte Foto: www.janamagalhaes.com

3 comentários:

  1. Estou em um turbilhão de emoções, tentando sair do luto, misturando a negação, com a raiva (mais sentimento de culpa) e a negociação.
    Ainda penso no dia que vou chegar no medico e ele vai falar que está tudo bem e que foi um erro no diagnóstico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei em várias coisas para poder te responder e confesso que acho que ainda não encontrei as palavras certas, aliás, a única coisa que eu sei que posso te dizer com toda certeza é que eu estou aqui para te ajudar no que você precisar e que todo esse seu sentimento vai passar e mudar, pois você tem uma pessoinha que precisa de você, do seu Amor, do seu carinho.
      Que você pode chegar no médico e ele não mudar o que já lhe foi dito, o diagnóstico, mas cada vez que você chegar no médico, ele vai elogiar com alegria cada Vitória do seu bebê, cada avanço, pois eu posso te dizer com toda certeza, com Deus, tudo da certo, cada vitória é gratificante e você vai se alegrar muito.
      Tenho certeza que você é forte e vai conseguir passar por cima desse luto que hoje te atormenta, você vai ser uma Mãe que Ama muito e sem culpa, sem raiva e sem negação.

      Querendo conversar mais, pode contar comigo.
      Me envie um email, se quiser, se precisar, podemos conversar por telefone, whatsapp...o que eu quero é poder te ajudar.

      Que Deus ilumine vocês!!

      Excluir
    2. A Elaine já falou tudo...te desejo força pra passar por esse período turbulento pra vc poder viver sua gravidez e a maternidade da melhor forma. Vai ficar tudo bem! Beijo

      Excluir

De carona com a Bibi. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design